Resultados 1 a 10 de 10
    Líder OverBR Team | Moderador Avatar de Dan Jacques
    Cadastrado em
    Jun 2008

PCSX2: Configure e rode o melhor emulador de PS2!

Esse tudo não tem muito a ver com over, mas creio que ajude os gamers de plantão a jogar games de PS2 nos seus PC's

Bom, o PS2 está aí há bastante tempo, mas devido a arquitetura totalmente diferente do seu processador, é bem difícil emulá-lo. Felizmente, uma equipe que faz inveja aos programadores da Sony vem trabalhando duro num emulador chamado PCSX2.

Ele não é novo, mas vem se desenvolvendo cada vez mais rápido. Sua versão de testes, 0.9.5, roda vários games bem, e ampliou a velocidade de emulação sensivelmente em relação a versão anterior, a 0.9.4.

Sei, você deve estar pensando: "sim, esse cara não vai pros finalmentes não?" Segura aí, jajá a gente começa a configurar o dito cujo. Primeiro a gente precisa dar uma olhada nos requisitos mínimos.

No mínimo um:
    E2160 @2.3GHz ou equivalente
    1GB de memória, 2GB em dual-channel, de preferência
    VGA no nível da 8400GS dá conta de games leves (onboard do nível da Intel GMA950 para games 2D)
    S.O.: Windows XP para DX9 ou Vista/2008 para DX10. DX10 é mais rápido e bonito.

Vamos lá para a parte que interessa!

Primeiramente, baixe a base do emulador, o PCSX2 0.9.4. Ele inclui as dll's necessárias para rodar o PCSX2, ele é necessário. Baixe ele aqui: PCSX2 0.9.4 binaries
    Descompacte-o.

Para rodar qualquer coisa no emulador, é necessário pegar a BIOS do PS2. Para isso, pesquise no Google assim: "ps2 bios" (com aspas), e baixe. Ponha os arquivos na pasta bios do PCSX2 (você descompactou no passo anterior). Se estiver compactado, descompacte, até todos os arquivos aparecerem.

Beleza, você tem o emulador base, a BIOS, tudo prontinho para rodar algum game. O problema é que o PCSX2 0.9.4 é bem antigo, e os plugins que vem com ele idem... Então vamos dar uma atualizada nele agora!

Você pode baixar os plugins e atualizações beta do PCSX2 tanto do site oficial dele (PCSX2.net - News) quanto na pasta dos desenvolvedores no 4shared. No site oficial há uma certa demora na atualização, mas só está lá o que está mais estável. Na pasta do 4shared aparecem os plugins mais novos, porém em testes.

PCSX2 0.9.5 - Beta, mas muito vantajoso
    O PCSX2 0.9.5 ainda não está completamente pronto (embora esteja muito bom), está em fase beta. Ele é distribuído na forma de dois executáveis simpáticos. Eles dependem dos arquivos do PCSX2 0.9.4. Então você baixa eles, e descompacta na pasta do PCSX2. Você escolhe em qual site vai pegar.
    No site do PCSX2 oficial, você baixa aqui: PCSX2.net - Downloads
    No 4shared, você procura a rev mais nova do PCSX2: 4shared - free file sharing and storage - share folder - PCSX2 0.9.5 latest svn
    No momento que escrevo, a versão mais atual é o PCSX2 rev 377x3 V4.

Baixados os executáveis, descompacte eles na pasta do PCSX2 0.9.4. Sempre tem dois, o que termina com um "t" antes do .exe e o que não termina com o "t". O sem "t" no final do nome é mais rápido, pois tem acesso direto a memória. Na primeira vez que você roda, ele na maioria das vezes pede para você fazer logoff. Faça para poder ter acesso direto a memória, aumentando bastante sua performance.

Pronto, baixamos os executáveis. Agora vamos pegar os plugins.

Plugin gráfico

O plugin disparado mais importante é o plugin gráfico. O melhor atualmente é o GSDX, criado pelo Gabest, conhecido pela galera que baixa codecs.
    Novamente, podemos baixar ele pelo site oficial ou pela pasta no 4shared:
    Site oficial: PCSX2.net - Downloads
    4Shared: 4shared - free file sharing and storage - share folder - PCSX2 0.9.5 latest svn
    No 4shared já tem as versões de teste do GSDX 1.9, enquanto no site oficial, tem só a versão final do 1.8, enquanto escrevo.

Baixe o plugin gráfico e descompacte-o na pasta plugins do seu PCSX2.

Plugin de som

O plugin de som, embora não seja tão importante quanto o gráfico, faz com que ouçamos o som dos games como no PS2, e um bom plugin de som impede que percamos performance com o som ativado. O melhor atualmente é o ZeroSPU 0.4.6. Você pode baixá-lo do site oficial: PCSX2.net - Downloads (role pra baixo a página que ele aparece)
    Ou no 4shared: 4shared - free file sharing and storage - share folder - PCSX2 0.9.5 latest svn

Por último, menos importante, mas indispensável, um plugin de controle. Ele é bem importante, pois um plugin ruim de controle vai atrapalhar a jogabilidade. O LilyPad é o meu preferido, pois permite que eu use o teclado como analog (as "alavanquinhas"). Baixe ele aqui: LilyPad.dll - File Shared from Box.net - Free Online File Storage (não use download manager, o servidor não suporta). Cole o arquivo baixado na pasta plugins do seu PCSX2.

Configurando, finalmente!

A parte chata de downloads terminou. Agora vamos para a parte da configuração.

Primeiro vamos deixar o PCSX2 em português.Clique em Language >> Porugês (é assim mesmo, eles escreveram errado:

Agora, vamos escolher os plugins e a BIOS corretos. Vá em Configuração >> Configuração e deixe assim:

No caso o GSDX você escolhe a versão que você baixou, com o set de instruções do seu processador. Os Athlon X2 só funcionam com o GSDX SSE2. Os Core 2 Quads Q6xxx, C2D's E4xxx, E6xxx e Pentium E2xxx com o SSSE3, e os novos C2D's E8xxx e E7xxx e C2Q's Q9xxx suportam a versão SSE4. Quanto mais novo o SSE, mais rápido é.

A BIOS melhor é essa aí que está selecionada.

Agora vamos configurar o GSDX.
    Ele tem dois modos: GSDX9 e GSDX10. O GSDX9 é, como o nome sugere, baseado no DirectX9. Ele é próprio para se usar no Windows XP. O GSDX10 é baseado no DirectX10, é melhor opção para usar no Windows Vista e no Windows 2008. Escolha o referente ao seu sistema e clique em Configurar.

GSDX9
    Se você usar Windows XP, ou usar o Vista e sua placa de vídeo for DirectX 9, o plugin a ser usado é o GSDX9. Para isso, abra a configuração do plugin gráfico, e em Renderer, escolha Direct3D9 (Hardware), e deixe assim:

GSDX10
    Se usar o Windows Vista e placa de vídeo DirectX10 ou 10.1, há mais um modo diferente, baseado no DirectX 10. Ele demanda mais trabalho pra VGA, e diminui o gargalo por parte do processador. O resultado é maior performance e melhor qualidade de imagem. Para ativar esse modo, abra a configuração do plugin gráfico, em Renderer escolha Direct3D10 (Hardware), e as outras opções deixe assim:

Nos dois é possível alterar o modo de texture filtering. Marcado completamente (preto preto mesmo), significa filtragem máxima de textura. Dá uma qualidade perceptivelmente melhor, mas necessita de uma VGA que garanta. Marcado parcialmente (cinza) é o meio-termo. Eu usava assim na minha onboard GMA 3100. Sem nada no texture filtering, o PCSX2 vai ficar sem texture filtering, o que vai degradar bastante a qualidade de imagem (fica horrível mesmo...).

O plugin de controle também é importante estar bem configurado. Eu já fiz uma configuração pessoal. Você pode usá-la como base. Veja aqui a do Controle 1:

Controle 2:

Plugins configurados, vamos para a última etapa de configuração: configurando o PCSX2!

O PCSX2 tem algumas opções bem práticas para ativar.

Cartões de memória
    São os tradicionais Memory Cards. O PCSX2 os emula, de forma que você pode jogar e salvar seu jogo como se estivesse num PS2 tranqüilamente.
    Para configurá-los, vá em Configuração >> Cartões de memória.
    Na parte do Cartão de memória, clique em Selecione o Mcd, abra a pasta memcards (é bem possível que já abra nela) e selecione o arquivo mcd001.ps2. Faça o mesmo com o cartão de memória 2, só que selecione o mcd002.ps2. Clique em Format Mcd em ambos, para formatar os "memory cards", e pronto.

Configuração de CPU - O ganho está aqui
    A configuração de CPU é uma das mais importantes (senão a mais) configurações do PCSX2. Abra ela em Configuração >> Cpu. Nela, marque o Modo Multi Tarefa GS (MTGS) e o modo Dual Core. Essas opções otimizam bastante a performance do PCSX2 em dual-cores, dividindo as tarefas em vários threads.

Speed Hacks - Experimentais, mais eficientes
    Outro ponto forte do PCSX2 é que existem agora os Speed Hacks. São otimizações na emulação que costumam ser bem úteis para ganhar alguns FPS's. Dependendo da versão que você estiver usando, eles mudam.
    Se usar a versão com X3 (ex: rev 377x3), deixe assim:

Se estiver usando uma versão normal, deixe assim:

Tudo configurado? Sim! Agora é só curtir!

Ah, tem um detalhe: O PCSX2 lê os jogos a partir de imagens ISO. Eu recomendo o CDBurnXP Pro Grave o DVD em ISO, abra o PCSX2, clique em Ficheiro >> Executar CD/DVD, abra a imagem ISO e pronto! Jogue!

Claro, alguns jogos não rodarão, afinal, a emulação de PS2 ainda não está nem perto da perfeição, mas vários jogos já rodam bem, inclusive títulos novos. Poste aqui os que rodarem bem, e os que não rodarem também, para avisar outros users!

Uma dica!
    O PCSX2 faz uso de vários threads, ou seja, um dual-core otimizado dá bastante diferença. A minha dica é que você usar o XP, dê uma olhada nesse tópico: [DICA] Faça seu dual/quad voar no XP! O ganho é significativo em alguns pontos.

Espero que ajude vocês esse tuto. Abraços!

Postado originalmente por mim no GDH: PCSX2: Configure e rode o melhor emulador de PS2!

LG Optimus One: CPU ARM1136EJ-S 600MHz | SoC Qualcomm MSM7227 | GPU Adreno 200 600MHz | LCD 320x480 Capacitive | CyanogenMod 7.1 / 6.6.6 port / Android 2.3.5
    Sand of Time:Core i5 2500K @5.38GHz 1.57V (4.7GHz 1.35V 24/7) | ASRock P67 Pro3 B3 | 4GB DDR3-1600 @2133 8-9-8-24 1T 1.69V (24/7) G.Skill Trident | XFX HD5670 1GB GDDR5 | 2x Samsung HD103SJ RAID0 | Satellite SL-8600EPS | LG W2253V FullHD

Membro Avatar de cleantomac
    Cadastrado em
    Jun 2008

valew d+ mano
    tava doido pra achar um emulador q fosse realmente bom
    valew pela dica
    Minha vida foi marcada tbm por A.C e D.C
    Antes do Casemod e Depois do Casemod...

Cadastrado em
    Jun 2008

Re: PCSX2: Configure e rode o melhor emulador de PS2!

O PCSX2 roda muito bem alguns jogos, a série Naruto (tirando o 1) roda muito bem. Logicamente, exige-se uma VGA com potência razoável para rodar bem. Eu jogo também D.O.N. Battle Stadium, roda mais ou menos, 40FPS. Acho que é por causa da 8400GS...

Vou trocar a VGA e a mobo, tô esperando o GTA 4. Com isso o PCSX2 vai ganhar um "turbo-nitro" legal =]

Abraços!

LG Optimus One: CPU ARM1136EJ-S 600MHz | SoC Qualcomm MSM7227 | GPU Adreno 200 600MHz | LCD 320x480 Capacitive | CyanogenMod 7.1 / 6.6.6 port / Android 2.3.5
    Sand of Time:Core i5 2500K @5.38GHz 1.57V (4.7GHz 1.35V 24/7) | ASRock P67 Pro3 B3 | 4GB DDR3-1600 @2133 8-9-8-24 1T 1.69V (24/7) G.Skill Trident | XFX HD5670 1GB GDDR5 | 2x Samsung HD103SJ RAID0 | Satellite SL-8600EPS | LG W2253V FullHD

Hardware Review Avatar de Xandelly
    Cadastrado em
    Jun 2008

Memory Re: PCSX2: Configure e rode o melhor emulador de PS2!

Que sucesso este tópico em visitas !!! Parabéns Dan...realmente muito bacana.

Dá uma encrementada nele e vamos pinar OK. Tem minha aprovação, manda pra area de GAMES e OVERCLOCK, acho que tem mais a ver.

Membro Avatar de upking
    Cadastrado em
    Sep 2008

pena, segundo a recomendação de hardware minha FX 5200 não chega nem perto de emular o PS2
    Meu PC:

Intel Core 2 Quad Q9550 2.8 @ 3.6Ghz | Zalman CNPS 10X Extreme | Radeon 4850 X2 2GB | Asus P5Q | Gskill 2x2GB DDR2 1066 MHz | 2x Seagate 500GB 7200.12 Raid0 - Backup Seagate 500GB 32MB Buffer | Coolermaster CM 690 | 3x Coolermaster 120x120mm 69 CFM FAN + 2x Mtek 88 CFM | DVD Lightscribe Asus 2014LT | Corsair TX 650W | Onkyo S5300 - Caixas de som DIY, Loading...

Cadastrado em
    Jun 2008

Citação Postado originalmente por upking Ver Post
    pena, segundo a recomendação de hardware minha FX 5200 não chega nem perto de emular o PS2
    É complicado mesmo... FX é beeem fraca...

Citação Postado originalmente por Xandelly
    Que sucesso este tópico em visitas !!! Parabéns Dan...realmente muito bacana.

Dá uma encrementada nele e vamos pinar OK. Tem minha aprovação, manda pra area de GAMES e OVERCLOCK, acho que tem mais a ver.
    Valeu! PS2 é bem complexo de se emular, os caras que fazem esse emulador são muito bons, pq nem a Sony conseguiu fazer isso. O que podemos fazer é usar, testar, sugerir pro pessoal de lá melhoras, falar sobre bugs, e ajudar no trabalho.

Quem sabe o PCSX2 chegue ao ponto de desenvolvimento que o No$GBA chegou =)

Membro Junior Avatar de Malkv
    Cadastrado em
    Sep 2008

Bem eu já consegui rodar o Final Fantasy X-2, Cavaleiros do Zodiaco, Dragon ball Z, Final Fantasy X e mais alguns outros.

Final X-2 eu tenho 2 problemas as vezes quando em luta, dá umas telaz azuis pretas até o final dela e dps volta ao normal.
    Outro problema é que a média de FPS varia muito, hora é 60 (que é 100% do frames) hora em luta vai pra 20 ou até menos sempre o máximo que consegui foi 25 e uns 45 mais com um modo nos FPS que acaba perdendo muita qualiade visual dando muitos saltos nas imagens! E hora andando no mapa dá 20 FPS

MInha configuração é Athlon x2 BE-2300 @ 2,5Ghz 1gb(2x512) e uma HD2600XT GDDR3 (GPU 850Mhz Memo 800Mhz)

E o 9.5 do PCSX ajuda bastante com os plugins de video novos para melhorar a qualidade e até consegui uns poucos fps a mais, porem tem um problema gravíssimo, ele fica sem audio.
    Já tentei mudar para todos mais sempre fica sem audio.

Cadastrado em
    Jun 2008

Citação Postado originalmente por Malkv Ver Post
    Bem eu já consegui rodar o Final Fantasy X-2, Cavaleiros do Zodiaco, Dragon ball Z, Final Fantasy X e mais alguns outros.

Final X-2 eu tenho 2 problemas as vezes quando em luta, dá umas telaz azuis pretas até o final dela e dps volta ao normal.
    Outro problema é que a média de FPS varia muito, hora é 60 (que é 100% do frames) hora em luta vai pra 20 ou até menos sempre o máximo que consegui foi 25 e uns 45 mais com um modo nos FPS que acaba perdendo muita qualiade visual dando muitos saltos nas imagens! E hora andando no mapa dá 20 FPS

MInha configuração é Athlon x2 BE-2300 @ 2,5Ghz 1gb(2x512) e uma HD2600XT GDDR3 (GPU 850Mhz Memo 800Mhz)

E o 9.5 do PCSX ajuda bastante com os plugins de video novos para melhorar a qualidade e até consegui uns poucos fps a mais, porem tem um problema gravíssimo, ele fica sem audio.
    Já tentei mudar para todos mais sempre fica sem audio.
    Isso é normal. Estou reunindo informações sobre como diminuir essas quedas de FPS. Você está usando as versões PP?

Abraços!

Hardware Review Avatar de Xandelly
    Cadastrado em
    Jun 2008

Simplesmente fantástico !!! Eu tinha um harware jogado aqui pras traças, e li este tópico, meu dando a ídéia de como aproveitar a "velharia" !!!

Fiz os passo a passo, e acredite, está perfeito e rodando.

Pro alto e avante !!! Parabéns

Cadastrado em
    Jun 2008

Citação Postado originalmente por Xandelly Ver Post
    Simplesmente fantástico !!! Eu tinha um harware jogado aqui pras traças, e li este tópico, meu dando a ídéia de como aproveitar a "velharia" !!!

Fiz os passo a passo, e acredite, está perfeito e rodando.

Pro alto e avante !!! Parabéns
    Hã... que hardware você teria jogado pras traças?

Descobri algumas manhaszinhas interessantes nas novas versões. Update is coming -)(-

Abraços!

Tópicos Similares

1. PCSX2: Configure e rode o melhor emulador de PS2!
    Por Dan Jacques no fórum PC Games
    Respostas: 7
    Último Post: 18-02-10, 01:10 AM
  2. Configure o acesso a web por Wi-Fi
    Por Mundo Tecnológico no fórum Notícias
    Respostas: 0
    Último Post: 22-04-09, 08:16 AM
  3. Respostas: 0
    Último Post: 19-12-08, 21:37 PM
  4. Respostas: 0
    Último Post: 19-12-08, 21:25 PM
  5. Mini-review: Naruto Accel 2 no PCSX2 0.9.5