Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Micro Retífica - Dicas e Macetes DREMEL usando em Casemod - modding PC Tunning

Hardware Review Avatar de Xandelly
    Cadastrado em
    Jun 2008

Networking Micro Retífica - Dicas e Macetes DREMEL usando em Casemod - modding PC Tunning

DICAS e MACETES
    Utilizando uma DREMEL Micro Retífica

Matéria Original - Fabricante DREMEL - Revenda Brasil

1.Pinça e Mandril
    • Porque algumas pontas não entram na pinça que vem na ferramenta ?
    R: A Dremel possui uma extensa linha de pontas para suas ferramentas. Essas pontas possuem diâmetros variados, para isso você pode adquirir o jogo de pinças modelo 4485 que incluem os 4 tamanhos disponíveis de pinças , são eles:1/8”, 3/32”,1/16” e 1/32”. Você pode também adquiri-las separadamente.

• O que é Mandril de aperto rápido ?
    R: O mandril de aperto rápido Dremel L modelo 4486, é um acessório que permite a troca de pontas rapidamente, e também aceita qualquer diâmetro de ponta de acessório da linha Dremel, sem a necessidade de pinças.

2.Segurança
    • Área de trabalho
    Mantenha sua área de trabalho limpa e organizada. Não trabalhe com ferramentas elétricas próximo a produtos inflamáveis, gases ou explosivos.
    Nunca deixe sua ferramenta Dremel ligada sem sua presença, principalmente se houver crianças por perto.
    Se precisar se ausentar do local de trabalho desligue sua ferramenta.

• Segurança elétrica
    Antes de utilizar sua ferramenta Dremel, certifique-se da voltagem. A ferramenta Dremel possui duas versões de voltagem 127v e 220 v.
    Se precisar usar extensões, ou transformadores, certifique-se que os mesmos são de boa qualidade e estejam em bom estado de conservação.
    Nunca utilize sua Ferramenta Dremel em objetos molhados.

• Segurança pessoal
    Ao trabalhar com ferramentas elétricas, mantenha-se concentrado no trabalho.
    Utilize sempre óculos de proteção, máscaras de filtragem de pó. Lembre-se que algumas madeiras prensadas possuem componentes tóxicos.
    Se trabalhar por muito tempo, utilize protetor auricular.
    Guarde, quaisquer objetos que impeçam ou dificultem seu trabalho.
    Utilize morsas para garantir a fixação dos objetos.

• Segurança da ferramenta
    Utilize sempre acessórios e acoplamentos originais Dremel.
    Para realizar trocas de acessórios, certifique-se que a ferramenta está desligada
    Não deixe suas ferramentas em locais onde existam crianças ou pessoas sem experiência com as mesmas. Guarde-as em local seguro.
    Nunca tente realizar manutenção por conta própria. Caso perceba qualquer anormalidade em sua ferramenta, procure uma autorizada.
    Nunca force sua ferramenta, trabalhe com a velocidade adequada para cada material e acessório.

• Serviço técnico
    A Ferramenta Dremel possui 2 anos de garantia Bosch, com uma rede de Credenciados para seu atendimento, disponível em todo território brasileiro.
    Caso não consiga encontrar um credenciado em sua região ligue para o SAC no número 0800 70 45 446 ou grande São Paulo: (11) 2126-1950

3.Perguntas freqüentes:
    3.1.Ferramentas
    • Modelos
    • Tenho um modelo antigo da Dremel, posso usar todos os acoplamentos ?
    Repende.Você pode utilizar os acoplamentos se sua ferramenta é de algum modelo com rosca na ponta.

• Posso usar acoplamentos na Dremel Stillus ?
    R: Não. A Dremel Stillus, possui um desenho que impossibilita a utilização de acoplamentos.

• Velocidades
    • Que velocidades devo usar para várias utilizações?
    A Ferramenta Dremel possui velocidade variável. Para cada utilização devemos utilizar uma velocidade compatível.
    A maioria das funções são realizadas em alta rotação, no entanto para :
    Polir : usamos rotação baixa
    Lixar: rotação média
    Atenção : Em materiais sintéticos, utilizamos sempre uma rotação mais baixa devido ao atrito na peça que causa aquecimento.
    Ao comprar um acessório Dremel, você será informado na embalagem a velocidade e material que deve ser utilizado.

• Utilização reversa
    • Posso utilizar a ferramenta no sentido contrário da rotação ?
    A utilização da ferramenta no sentido contrário da rotação, sobrecarrega a ferramenta e impede a perfeita utilização da mesma.Além disso, com a sobrecarga, poderá ocorrer um desgaste na ponta que acabará por inutilizá-la.

• Troca de carvões
    • Quando devo trocar os carvões?
    Você deve verificar os carvões a cada 50 horas de uso. Para isso abra o compartimento lateral da máquina e verifique o desgaste.Você deverá substituir os carvões quando os mesmos estiverem com menos de meio centímetro.Os carvões podem desgastar desigualmente, porém na troca, ambos devem ser substituídos.
    Procure uma assistência técnica e use carvões originais Dremel.

• Manutenção
    • Como devo proceder à limpeza e lubrificação de minha ferramenta ?
    A ferramenta Dremel, não necessita de lubrificação. Para manter sua ferramenta em perfeito estado, após sua utilização, retire o pó com uma escova macia. Se for o caso utilize um produto neutro, cuidando para não deixar qualquer líquido escorrer para dentro da ferramenta.
    O eixo flexível, poderá eventualmente necessitar de uma pequena lubrificação interna. Para isso proceda da seguinte forma:
    1. Forre com jornal um local plano
    2. Retire com cuidado a haste interna do eixo flexível e coloque sobre o jornal
    3. Com um pincel macio, aplique uma pequena porção de graxa fina
    4. Retire o excesso com papel absorvente
    5. Recoloque a haste no eixo com cuidado para não dobrá-la

3.2. Acoplamentos
    • Para que serve o Eixo Flexível ?
    O eixo flexível Dremel, é um excelente acoplamento para ser utilizado em áreas de difícil acesso, e também para diminuir o peso da ferramenta para quem trabalha por longos períodos.

• Posso utilizar acoplamentos de corte, ângulo reto e mini serra em eixo flexível ?
    A Dremel não recomenda a utilização desses acoplamentos no eixo flexível.

• Posso usar o eixo, com a ferramenta na mesa ?
    Não. Para utilizar o eixo flexível é necessário que a ferramenta Dremel esteja elevada. A utilização com a ferramenta na mesa ou abaixo, impede que a rotação chegue na ponta do eixo.
    É importante que o eixo flexível nunca dobre ou ultrapasse o ângulo determinado pelo fabricante.

• Ao utilizar o kit removedor de rejunte modelo 568 minha broca se quebrou, porque ?
    A broca poderá se quebrar se a mesma for forçada entre os azulejos. Lembre-se que ao utilizar a broca haverá aquecimento da mesma e também do material retirado.
    Este atrito, quando muito forçado deixará a broca menos resistente e assim ocorrerá a quebra.

• Que tipo de madeiras posso utilizar para fresar com a Tupia e Mesa de fresa?
    Você pode utilizar as fresas Dremel em vários tipos de madeira. No entanto para melhor aproveitamento, lembre-se que durante a utilização existe um aquecimento da fresa.Sendo assim em madeiras duras você deverá iniciar o processo com a altura/profundidade bem pequena e ir aumentando aos poucos até obter o trabalho desejado.
    Como dica, sugerimos que para conseguir um melhor acabamento, passe a fresa pelo menos 3 vezes em cada local.
    Em madeiras mais macias, conseguimos um resultado melhor.

• Qual profundidade máxima de fresa ?
    Isso vai depender da madeira. Existe uma limitação para profundidade. Quanto mais macia à madeira, melhor o resultado.

• Posso usar a fresa em outros materiais?
    Sim. Você poderá utilizar as fresas em outros materiais macios.

3.3. Acessórios e utilizações
    Ao utilizar um acessório Dremel num material não especificado, ou que você não tenha experiência, recomendamos que realize pequenos teste em áreas não visíveis.
    • Esculpir/Gravar
    • Qual a diferença das fresas de alta velocidade e escariadores de gravação?
    A diferença é a utilização. As fresas de alta velocidade são usadas para dar forma, concavar, fazer ranhuras, orifícios cônicos em metais macios, plásticos e madeira.São excelentes para esculpir em baixo relevo.
    Os escariadores de gravação são para trabalhos mais detalhados e esculturas pequenas em madeira, fibra de vidro, plásticos e metais macios.

• Posso lapidar vidros com as pontas diamantadas?
    Não. A Dremel não possui um acessório para lapidação. As pontas diamantadas podem ser utilizadas para trabalhos finos de gravação, retoque e acabamento em vidro e outros materiais como jade, cerâmica, aço endurecido, pedras semi-preciosas e outros materiais duros.

• Para que serve a ponta montada de tungstênio?Qual a diferença com os escariadores de tungstênio?
    A diferença é a utilização. As pontas montadas de Tungstênio possuem dentes afiados para remoção de materiais.Os escariadores servem para dar forma, alisar e rebaixar diversos materiais.

• Contornar / Fresar
    • Porque as fresas escurecem?
    As fresas “escurecem” ou queimam, quando estão sendo forçadas ,ou pelo material utilizado, ou por velocidade inadequada.

• Posso utilizar essas fresas escurecidas?
    Ao queimar uma fresa, o aço fica destemperado e inutilizado para o trabalho. Use com calma, e vá gradualmente aumentado a altura e profundidade de seu trabalho.

• Posso utilizar as fresas em baixa velocidade?
    Não. Para fresar, utilize sempre velocidade alta.

• Esmerilhar / Afiar
    • Posso utilizar as pontas montadas de carbureto de silício em madeira?
    Não. Utilizar estas pontas em madeira não é adequado e vai desgastá-la rapidamente.

• Posso lixar as pontas montadas para afiná-las ou mudar seu formato?
    Sim. Ao comprar sua Ferramenta Dremel você recebe uma pedra que permite não só ajustar sua ponta (caso ela esteja oscilante) como dar forma a mesma.

• Posso usar as pontas verdes para gravar em vidro?
    As pontas de carbureto de silício são excelentes para gravação e efeito de jateamento em vidro.

• Qual ponta posso usar para customizar o jeans?
    Para lixar, desgastar, criar efeitos em jeans, você deve usar as pontas montadas de óxido de alumínio.

• Posso afiar tesouras e alicates de cutícula com as pedras afiadoras?
    Não recomendamos utilizar as pedras afiadoras pra estes produtos a menos que você possua muita habilidade. O problema consiste em acertar a afiação com o metal desse material.

• O que devo usar para limpar aço inoxidável?
    Para limpeza de peças manchadas em aço inox, indicamos a ponta abrasiva de óxido de alumínio Cód. 500.

• Cortar
    • Como posso cortar e furar vidros?
    A Dremel não possui nenhum acessório para cortar ou furar vidros e porcelana. Este processo gera muito calor no material e requer banhos para resfriamento. A Dremel não recomenda esta utilização, pois poderá haver infiltração no motor da ferramenta.

• Como posso furar cerâmica vermelha?
    A cerâmica vermelha ou queimada se torna um material de difícil perfuração. Com a broca 562, você pode realizar este trabalho. Para isso marque o local a ser perfurado, fixe a peça numa morsa e realize a furação com a ponta inclinada.

• Qual a melhor forma de se cortar madeira?
    A melhor forma de se cortar madeira, é utilizando o acoplamento miniserra modelo 670.

• Porque os discos de corte se quebram tão facilmente?
    Os discos de corte 409, 420 e 540 são muito delicados. Porém realizam cortes em diversos materiais com muita precisão, inclusive metais. A principal causa da quebra do disco é a má utilização.
    Ao efetuar cortes com estes acessórios, mantenha a ferramenta em posição reta, não curve e faça um movimento de oscilação.

• Limpar / Polir
    • É possível polir pedras?
    Sim, mas vai depender da pedra. Nas pedras semi-preciosas, conseguimos um bom resultado se reduzirmos as partes ásperas primeiramente, e depois com muita calma realizarmos o polimento com a pasta de polir.

• Usei uma escova de polir, e ela gastou imediatamente. O que aconteceu?
    As escovas de polimento gastam rapidamente se forem utilizadas com velocidade alta. Para polir sempre utilize baixa velocidade.

• Para que serve a pasta de polimento?
    A pasta de polimento, ajuda à obtenção de um brilho maior e duradouro no material.

• Como posso polir acrílico?
    Para realizar o polimento de acrílicos recomendamos o disco polidor modelo 520, que já é impregnado com um lubrificante e um abrasivo de carbono de silício.

• Lixar
    • Como faço para obter um efeito bem liso em lixamento de madeira?
    Para deixar a superfície lixada bem lisa, após o lixamento grosso, utilize os discos abrasivos 511, em velocidade baixa.

• Posso esculpir com lixas?
    O melhor acessório para esculpir madeiras através do lixamento é a lixa para formar modelo 801

Você tem alguma dúvida? Entre em contato com SAC DREMEL BRASIL

Membro Avatar de Rogério Manssur
    Cadastrado em
    Jun 2008

Question Re: Micro Retífica - Dicas e Macetes DREMEL usando em Casemod - modding PC Tunning

Qual a diferença de verdade: Entre uma Dremel e uma Forte e a BLack e Decker :::::

Folding@Home Avatar de simbiaque
    Cadastrado em
    Sep 2008

Re: Micro Retífica - Dicas e Macetes DREMEL usando em Casemod - modding PC Tunning

Bom dia, alguém ode me informar se o mandril de aperto rápido Dremel L modelo 4486 serve na FORT?

ABRAÇOS SuperOverbr
    WC|HK 3.0 LT|MCP655 X2|BI GTX480|RP-452X2|Primochill Blue|Compressions BP
    I7 @ 4500|ASUS|16GB Ram|GTX 6xx|Vertex 3|Storage 2TB|H55N|LCD SAMSUNG
    700D|HX850|Saitek EclipseII|Mx300|RantopadH1

Membro Junior
    Cadastrado em
    Dec 2013

Re: Micro Retífica - Dicas e Macetes DREMEL usando em Casemod - modding PC Tunning

Caros amigos vocês podem me informar se esse chicote eixo flexível é ideal para usar na micro retífica dremel? Desde já agradeço.

Hardware Review Avatar de Xandelly
    Cadastrado em
    Jun 2008

Citação Postado originalmente por Nuzin Ver Post
    Caros amigos vocês podem me informar se esse chicote eixo flexível é ideal para usar na micro retífica dremel? Desde já agradeço.
    Olhando no próprio anúncio no site, a informação é:
    - Compatível com as micro retíficas das marcas: Dremel, Fort, Black&decker, Einhell, entre outras.

Eu comprei um idêntico estes dias aqui na Leroy Merlin, e ele só 'funcionou' com a MR da Forte e Ecofort, na Dremel ele não da encaixe. Mas se o anúncio tá falando que é compatível, vai entender !
    abraços
    Não encontrou ? Utilize nossa BUSCA
    Membro, leia nossas Regras

não responderei dúvidas por MP, por favor abra um tópico e utilize nosso Fórum

A Verdadeira felicidade vem da superação das Dificuldades...

Tópicos Similares

1. Respostas: 8
    Último Post: 04-01-14, 11:35 AM
  2. [dicas e macetes] Dicas de livros digitais mais vendidos a partir de R$ 1,99
    Por aramys no fórum Dicas | Macetes | Tutoriais | User Reviews
    Respostas: 0
    Último Post: 02-03-13, 23:02 PM
  3. Dicas: [dicas] Dremel ? Micro-Retífica: você sabe para que servem as ‘pequenas peças’ e como usar?
    Por Divulgação OverBR no fórum Dicas | Macetes | Tutoriais | User Reviews
    Respostas: 0
    Último Post: 15-03-11, 14:49 PM
  4. Respostas: 23
    Último Post: 16-03-10, 23:19 PM
  5. Casemod GOD-Y o Menor modding do Brasil
    Por Xandelly no fórum Casemod Geral | Acessórios | Projetos
    Respostas: 13
    Último Post: 30-10-09, 13:44 PM

Permissões de Postagem