Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 33

Tópico: [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

  1. #1
    Hardware Review Avatar de Xandelly
    Cadastrado em
    Jun 2008
    Posts
    8,807

    Cpu [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

    Placas com baixo custo e que oferecem qualidade e tecnologia de ponta. Este é um grande dilema da maioria dos fabricantes e a Gigabyte já vem trabalhando neste sentido já faz algum tempo. As placas da Gigabyte que trazem na sua nomenclatura o final 'L' informa ao usuário que são placas de entrada e com recursos limitados. Correto? Não, nem sempre estes recursos são tão limitados assim.
    A maioria dos entusiastas e usuários de baixas plataformas conhecem a tão aclamada G31 que fez das placas de baixo custo uma verdadeira revolução: oferecem uma margem de overclock bem interessante e são boas placas mini atx. Mas como tudo tem um dia que caminhar, e para a frente: ela foi descontinuada. Agora entra no seu lugar a G41M que além de oferecer alguns recursos a mais, foi agregado pelo fabricante tecnologias bem interessantes. E ainda conseguiram 2 grandes trunfos: fabricação nacional e incorporação de Dual BIOS com vídeo OnBoard trazendo suporte nativo a DX10.

    A Gigabyte buscou a integração com o mercado nacional e em conjunto com a TEIKON firmaram a fabricação de algumas placas no território verde amarelo, e no meio delas, lá está ela, revigorada e oferecendo recursos mais novos e mais inteligentes; sem deixar seu preço final ter alteração alguma. Uma placa de entrada tudo OnBoard e DX10 com 8 canais de audio em alta definição proporcionados pelo ICh 7.

    INTRODUÇÃO

    A grande aliada dos brasileiros, a Gigabyte, está se superando a cada dia. Falamos isso pelo fato dela mesma procurar e correr atrás de soluções inteligentes que consiga oferecer tecnologia e qualidade final do produto sem deixar que os valores por estes agregados sejam repassados ao custo final do produto. E ela parece ter encontrado a 'poção mágica' que muitos outros fabricantes também precisam adotar.
    Como já é sabido, a Gigabyte nos últimos meses adotou uma política agressiva de redução de custos com incrementação de recursos tecnológicos que somente eram encontrados em placas do mercado de nível médio ou High End.
    Como tudo na vida passa e a tendência mundial acompanha em passos frenéticos rumo ao Futuro, a tão querida placa G31 da Gigabyte, (e podemos falar de boca cheia - afinal era uma placa super valente e que oferecia ótimas condições de suportar com boa margem de overclock qualquer CPU) deixou de existir para dar entrada a sua sucessora direta, e já batizada na nomenclatura oficial GBT: G41M-ES2L.


    Antes de prosseguirmos com nossos testes e demonstração real da placa, seu comportamento na bancada e sua resposta a alguns processadores, gostaria de comentar e passar ao leitor mais detalhes sobre alguns recursos que foram adotados quase de forma padrão pela grande Gigabyte, independentemente de ser uma placa de baixo ou alto custo. O que bem provavelmente mais de 90% das novas placas oferecem de mais novo. Não por ser novidade mas sim por serem placas de entrada que oferecem recursos que só existiam em placas de performance e voltadas ao mercado entusiasta.

    Destes recursos podemos citar:

    • Easy Energy Saver
    • Dual Bios
    • Capacitores Sólidos
    • Núcleos de Ferrite nos VRM reguladores

    Vejamos basicamente o que cada recurso pode fazer e oferecer ao usuário que pretende adquirir uma placa da Gigabyte, e em especial a GA-G41M-ES2L ao qual foi agregada/incorporada para utilização destes mesmos recursos mencionados acima.


    EASY ENERGY SAVER

    Apresentando um design avançado de software proprietário, a GIGABYTE Easy Energy Saver é capaz de ajustar dinamicamente o poder de CPU, dependendo da carga de trabalho, fornecendo apenas a correta quantidade de energia necessária para a tarefa. Juntamente com alta eficiência do Processador Intel de 45 nm, Easy Energy Saver é capaz de proporcionar níveis excepcionais de economia de energia e eficiência energética melhorada sem sacrificar o desempenho computacional.




    economia racional e inteligente de energia



    Em outras palavras, este processo, podemos falar que ele 'canaliza' a energia de forma racional, ajudando não somente de modo a economizar watts e consumo final, mas também gerando benefícios indiretos, tais como: menor calor dissipado, menor acionamento da fan e por sinal menor gasto de watagem, racionalmente correto - só é gasto o que realmente está sendo utilizado.
    Seria como se existisse uma 'chavinha física' onde o usuário acionasse quando em utilização da máquina e nesta mesma 'chave' existiria níveis, que seriam trocados pelo usuário conforme o maior nível de processamento. Um exemplo bem básico da sua utilização seria um usuário navegando na NET ou editando um texto (onde se apresenta o menor consumo e utilização do Processador). Imaginem a seguinte situação: CPU sendo alimentada em 100% como ocorre nos demais casos de outras placas sem o Easy Energy Saver. Só que esta CPU só apresentaria 8% de nível de processamento, ou seja, ela não precisa ser alimentada ao máximo se sua utilização não acompanha o processamento. Em outras palavras, podemos ainda falar que toda esta energia esta indo literalmente por água abaixo. Pois o processador não esta em sua carga máxima de processamento.
    Porém quando este usuário abre um editor de vídeo ou ingressa no loading do seu game favorito, ai sim. A CPU vai começar a exigir cada vez mais consumo e 'pedir' para que seja alimentada. E este recurso o que faz? É acionado instantâneamente para ir gradualmente injetando watts (energia) para o processador conforme sua exigiência se fizer necessária. Este é o processo racionalmente correto, e justamente quem controla tanto o acionamento quanto a regulagem de energia e consumo versus alimentação é o : Easy Energy Saver.

    Acho que deu pra entender um pouquinho do que este grande recurso faz não é?

    DUAL BIOS

    O DUAL BIOS™ da GIGABYTE é uma tecnologia patenteada que recupera automaticamente dados do BIOS quando o BIOS principal deixou de funcionar ou não responde. Possui físicamente na placa (onboard) 2 BIOS ROM integradas.


    bem aos 'pés' do nosso Mascote OverBraziles o DUAL BIOS
    representa segurança sólida nos produtos Gigabyte

    Este recurso maravilhoso permite às placas que tenham DUAL BIOS da GIGABYTE ™a recuperação rápida e perfeita da BIOS em caso de danos ou falhas devido a vírus ou até mesmo uma atualização de BIOS mal sucedida. Ou aquele overclock mais forte que acabou corrompendo o BIOS original.

    CAPACITORES SÓLIDOS JAPONESES

    As Placas-mãe da Gigabyte estão equipadas com condensadores/capacitores sólidos desenvolvidos pelos principais fabricantes japoneses. Com uma vida útil média de 50.000 horas, estes capacitores sólidos proporcionam a estabilidade, fiabilidade e longevidade essencial para satisfazer as necessidades de energia dos processadores e outros componentes, executando as mais exigentes aplicações e jogos quando seu consumo é mais exigido.

    50.000 Horas de uso


    esse mascotinho do OverBR é explorador: vejam as pequenas torrinhas
    em formato 'cilíndrico' (verdes ou pratas) !! São os capacitores

    REGULADORES DE TENSÃO VRM

    Os 3 VRM's (Módulos Reguladores de tensão) trazem bobina com núcleo de ferrite. Entre alguns dos seus benefícios é a de proporcionar uma melhor condutividade eletrônica, excelente resistência ao calor. Justamente por trazer algumas destas qualidades que estes VRM's são utilizados em placas HIG END. Mudando apenas a quantidade deles ao redor do soquete. Uma adoção muito sábia pela Gigabyte, pois a adoção dos mesmos oferece um largo aumento da durabilidade do sistema mesmo se a placa estar em alta temperatura.


    os pequenos 'quadradinhos' pretos são os famosos VRM (R50) utilizando da mais alta tecnologia,
    amplatamente utilizado em placas HIGH END e agora nas placas de baixo custo da Gigabyte.

    EMBALAGEM E ACESSÓRIOS

    A Caixa da Gigabyte G41M-ES2L segue os padrões de cores e logos das demais. A placa vem bem acondicionada, permitindo um transporte seguro. A Placa vem em plástico anti estático.
    Logo no lado externo, na frente da caixa, os logos estampados com a tecnolgia que o usuário terá ao adquirir a placa. No lado de trás as explicações e termos técnicos para os recursos.


    Os acessórios inclusos temos a disposição:
    espelho de gabinete, 1 manual, 1 par de cabos SATA, 1 Cabo Flat, 1 cd de instalação de drivers e programas.


    DETALHES E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

    • CPU Socket 775 para Intel
    • Chipset G41
    • Front Side Bus 1333 MHz ¦ 1066 MHz ¦ 800 MHz
    • Memória 2 x DDR2 ¦ Até 8 GB
    • Slots de expansão 2 x PCI-Express x16 ¦ 1 x PCI-Express x1 ¦ 2 x PCI
    • Armazenamento 4 x SATA ¦ 1 x IDE
    • Áudio Codec 8 canais alta definição
    • LAN Interface de rede Gigabit Ethernet 10/100/1000 integrada
    • USB 8 portas USB 2.0
    • Funções especiais @BIOS ¦ Q-Flash ¦ Virtual Dual BIOS ¦ Download Center ¦ Xpress Install ¦ Xpress Recovery2 ¦ EasyTune ¦ Easy Energy Saver ¦ Time Repair ¦ Q-Share
    • Funções de overclocking Sim aceita Easy Tune6
    • Portas de E/S traseiras 2 x PS/2 ¦ 1 x Paralela ¦ 1 x porta série COM1 ¦ 1 x D-Sub ¦ 4 x USB 2.0/1.1 ¦ 1 x RJ45 ¦ 2 x RJ45
    • Conectores de E/S internos 1 x 24-pin ATX ¦ 1 x 4-pin ATX ¦ 1 x leitor de disquetes ¦ 1 x IDE ¦ 4 x SATA ¦ 1 x CD In ¦ 1 x S/PDIF In ¦ 1 x S/PDIF Out ¦ 2 x USB 2.0/1.1
    • BIOS 2 x 8 MB Flash ROM DUAL BIOS
    • CD de suporte Sim (EN)
    • Acessórios Manual de utilização
    • Formato MicroATX
    • dimensões: 244 mm x 244 mm

    Modelo GA-G41M-ES2L.



    LISTA DE MEMÓRIAS SUPORTADAS




    [PDF VIEW]http://download.gigabyte.ru/memory/motherboard_memory_ga-g41m-es2l.pdf[/PDF VIEW]

    ATUALIZAÇÃO DE BIOS EM 1 CLIQUE

    Até pouco tempo atrás, fazer atualização de BIOS era um dilema e exigia algum conhecimento específico para realizar tal tarefa, e ; mesmo tendo conhecimento e habilidade para a realização, corríamos o risco de ter um pico, queda de energia ou a máquina reiniciar no meio da atualização e pronto !! Perdia-se a mobo. Tendo na maiora das vezes que enviar a mesma para regravação.
    Este 'problemas' não existem mais. Com a G41M-ES2L aquela tarefa um pouco complicada e que tinha riscos, se tornou tão fácil que qualquer pessoa pode realizar com sucesso e totalmente seguro.
    Basta entrar na BIOS, escolhendo a opção @BIOS via Q.Flash, acompanhem:


    tendo o arquivo .BIN gravado no HD ou num pendrive, acesse o Q.Flash. O restante ele faz sozinho em 1 clique apenas


    O software contém instruções que previnem qualquer tipo de erro seja passado para a BIOS da placa mãe. Além de ler, rever, e verificar qualquer erro de leitura ele também verifica automaticamente a versão da BIOS que você fez o download via site do Fabricante ! Uma mão na roda.


    Completado e atualizado. Uma tarefa realmente muito simples. Agora é só inicializar o micro e pronto. Você estará com a BIOS mais recente habilitada. Não se preocupe se caso aconteça qualquer problema no meio deste processo.
    Pode a energia falhar, a luz piscar, e até seu filho desligar o micro. A tecnolocia DUAL BIOS presente nesta placa mãe, oferece a segurança que em caso de qualquer corrompimento ou problema na BIOS mestre, seja acionada a BIOS secundaria automaticamente. E depois de inicilizado o próprio sistema se carrega de gravar automaticamente as instruções corretas na BIOS que foi corrompida. Seguro, rápido e 100% eficaz.

    DIAGRAMA DO CHIPSET INTEL G41



    Hig Definition AUDIO

    Um dos pontos que também merecem um destaque especial, é justamente sobre seu SOM. O Som de 8 canais premitem através da controladora INTEL, oferecer um serviço de alta qualidade, não deixando nada a desejar as demais placas do mercado. A Intel HD Audio, proporciona múltiplos canais de áudio para seu PC, podendo inclusive se dar ao luxo de ouvir 2 diferentes geradores de aúdio simultaneamente e em 2 ambientes separados, como no exemplo a sala A ouvir o audio do PC e no ambiente B ou sala B, ouvir o audio de determinada faixa do Windows Media Player.



    DETALHES FÍSICOS E ESTRUTURA DO PCB

    A placa vem atender a demanda de pc´s de baixo custo e voltado especificamente para 'espaço' reduzido. Seu modelo micro ATX somado a todos os recursos e oferecimento que a placa traz, facilita aos usuários sua utilização em um gabinete modelo HTPC, no qual também é recomendado esta placa. A facilidade de instalação por seu tamanho e ao slot PCI-e 16x full, possibilita que o usuário tenha a opção de instalação de uma VGA externa para uso num micro dedicado a multimedia , se assim o fizer necessário.


    Em alguns testes que realizamos com o DX10 no chipset G41 notamos que a demanda não ocasiona impactos diretos na vizualização de filmes no modo monitor em até 1280 x 800. Porém quando esta resolução é aumentada, sua demana exigindo maior processamento de vídeo, o usuário poderá se achar necessidade de instalar uma Placa de vídeo PCI-e.
    No modo Full HD não tivemos como efetuar os testes por motivos físicos no OverLAB, no momento.


    OverBraziles fez aquele passeio pela mobo, descobrindo cada detalhe
    e conferindo a qualidade de perto



    Na bancada em Ação ele ficou ali, ao lado do dissipador NB,
    mesmo quente, esta dentro do aceitável.


    A cor da placa segue o adotado pela Gigabyte, em tom azulado, slots amarelos de memória e PCI-e no padrão azul.
    O seu sistema de dissipação, estaremos comentando logo mais abaixo, se mostrou eficiente quando em modo padrão (utilização normal), aquecendo em torno de 48º a 53º C nos modos idle e full. Mesmo achando um 'pouquinho' quente, não é nada anormal. Dentro do aceitável para o G41.


    dissipadores de alumínio anodizado, pequenos mas eficientes


    disposição dos slots, portas e conexões SATA ficaram bem alocadas no geral.


    Para a troca a bateria ou efetuar um Clear CMOS precisa ser retirada a VGA, caso tenha uma instalada !

    BANCADA DE TESTES

    Fizemos alguns testes diferentes e mais fortes nesta placa, para buscar realmente seu poder acima do 'limite'. No quesito de refrigeração, deixamos o processador abaixo da casa dos 35º C, sendo devidamente arrefecido via watercooler na bancada OverBR.
    Utilizamos o seguinte hardware:

    CPU: E8500 rev.C0
    Memos: Crucial Balistx tracer 1066 Mhz e DDR2 900 G.Skill
    Watercooler: watercooling.br
    HD: 40Gb IDE Maxtor
    Fonte: PSU HX 1000 Corsair
    Bancada: OverBR

    METODOLOGIA DOS TESTES E OVERCLOCK

    O usuário que busca o review desta placa, especificamente vem atrás de informações principalmente sobre seu vídeo ONBOARD e os benefícios do DX10 incorporado ao GMA X4500 HD. Pensando justamente em auxiliar os leitores na decisão e mostrar claramente os testes e resultados de maneira bem objetiva e sem rodeios, realizamos uma bateria de testes utilizando os programas para Benchmark gráficos da Futuremark (que são referência mundial em pontuação e geração de score para comparativos). Utilizamos também o AQUAMARK versão 3.0.

    O objetivo inicial desta primeira etapa do review, é mostrar a fiabilidade da placa no seu conjunto e aplicar o mínimo possível de aceleração, seja nas memórias, como no processador. Acreditamos assim, que o usuário mais leigo poderá visualizar de maneira clara seus resultados e assim poder efetuar suas comparações para pesquisa de aquisição da sua placa mãe.

    Efetuamos 3 baterias de todos os benchmarks 3D para verificar e validar as pequenas oscilações que naturalmente podem ocorrer.
    Não ultrapassamos a margem de 15% de overclock, mesmo tendo levada a placa no watercooler. Nesta primeira etapa decidimos por publicar seus resultados de forma mais real o possível, sem overclock forte ou demasiadamente irreal para utilização no cotidiano pelo seu usuário doméstico.

    O interessante citar, é a compatibilidade total com o Easy Tune6, uma exclente ferramenta para overclock via interface gráfica pelo windows. Não é necessário reiniciar o equipamento. Em alguns pequenos ajustes a placa terá sua performance alterada. O Easy Tune, programa da GBT voltado para overclock já existe, mas antes existiam alguns pequenos probleminhas de compatibilidade com algumas mobos. Neste caso e utilizando a G41M-ES2L não existiu nenhum problema aparente e todos as configurações e ajustes realizados por ele, se portaram de forma sólida e perfeita.

    A Placa naturalmente apresenta um Vdrop (muito comum em placas com poucos VRMs), não chega a ser assustador, mas ele existe e está presente. Nos testes oportunos estaremos passando os detalhes e como fazer overclock com esta plaquinha muito interessante com ótima relação custo benefício.

    RESULTADOS PLACA GRÁFICA GMA X4500 HD

    Ladeados pelo ótimo custo benefício que a G41M-ES2L oferece, procuramos validar os resultados reais dentro da margem e metodologia dos testes mencionadas logo acima.
    Acompanhem abaixo os resultados possíveis com esta nova VGA On Board que acompanha este modelo de entrada da GBT.



    PONTUAÇÃO : 3dMark 2001 = 8576 pontos




    PONTUAÇÃO : 3dMark 2003 = 2738 pontos




    PONTUAÇÃO : 3dMark 2005 = 1833 pontos




    PONTUAÇÃO : 3dMark 2006 = 949 pontos




    PONTUAÇÃO : Aquamark 3.0 = 21.584 pontos

    COMPARATIVO DE VGAS

    Lendo este review alguns usuários podem ter dúvidas quanto ao rendimento e performance desta placa gráfica em comparação com as mais antigas. Para isso, buscamos em alguns resultados no nosso banco de dados com a configuração mais próxima o possível de hardware para não pender para uma determinada pontuação a mais ou não.

    Ficando:



    Na maioria dos testes, principalmente no 3dMark 2006 a VGA presente na placa mãe se sobressaiu com as demais comparadas neste teste.
    Na segunda parte do review, buscaremos atingir o máximo de performance e atingir o máximo de aceleração suportada por esta mobo.

    CONCLUSÕES E COMENTÁRIOS

    Sendo uma placa que o usuário tem a possibilidade de optar pela utilização tanto do vídeo onboard que se mostrou bem interessante ou por uma placa via PCI-e seu uso é recomendado tanto para desktops com gabinetes integrados ou modelos micro ATX ou HTPC. A qualidade traz o nome Gigabyte e os recursos nela utilizados oferecem fiabilidade e longevidade, algo que é muito gratificante.
    O Ponto forte mesmo, ao nosso ponto de vista, é o seu custo. Uma placa com todos os recursos mostrados acima, e que ainda trazem como 'adorno' dual Bios e um slot PCI-e 16x full ser comercializada com preço final abaixo de R$ 200,00 é algo que realmente chama atenção. Geralmente nesta faixa de preço só encontramos placas inferiores tanto em rendimento quanto em qualidade. A G41 chegou para engrandecer o mercado e dar aquele up a sua velha conhecida e tão comercializada nos meses anteriores, a G31.

    Quanto aos testes de overclock e sua capacidade de over no watercooler, para não correr o risco de confundir o usuário, estaremos publicando em momento oportuno em outro review sobre sua capacidade de aceleração. Neste review procuramos passar ao leitor suas reais qualidades e performance o mais próximo da realidade vivida no cotidiano pelo usuário doméstico ou de uma pequena empresa. Afinal utilizar uma placa mãe, seja qual for, com overclock acima da margem de segurança não é indicado para o cotidiano.

    A placa de vídeo presente se mostrou suficientemente madura e bastante interessante, chegando a ser agradável a sua utilização final em um pequeno HTPC para utilização em TV e Monitores.Em jogos e games, a placa segue o mesmo padrão das suas irmãs anteriores, porém com um aumento na performance final na média de 20%, não só devido as novas informações e instruções contidas no suporte nativo do DirectX 10, mas também pela nova tecnologia ali empregada. A GMA X4500 roda os jogos mais atuais. Mas em alguns jogos pesados como o Crysis ela pode apresentar a taxa média de FPS abaixo da casa dos 10 FPS.

    Acreditamos que o fabricante acertou em cheio quando ofereceu as novas tendências tecnológicas sem repassar os custos para o produto final. Além de acompanhar a atualidade, ela também ofereceu com desenvoltura e enfrentou todos os nossos testes com sucesso. Em momento algum tivemos problemas seja de hardware, seja de temperatura ou alguma anormalidade que pudesse comprometer o rendimento final.

    Avaliação Final
    + FAVOR

    • qualidade dos componentes do PCB
    • capacitores sólidos e VRM de ponta
    • baixo custo

    - CONTRA


    • poderia contar com um pequeno FAN no dissipador NB

    AWARD OVERBR & BRASILPCS




    Agradecimentos
    Agradecemos a Deus por permitir desempenhar nosso papel com honestidade e harmonia na comunidade da nossa classe de entusiastas, que a cada dia permance mais unidade e buscando os mesmos ideiais.Nossos agradecimentos a Gigabyte Brasil que enviou a placa para review. E Não menos importante, agradecemos você prezado leitor que nos acompanha e sabe da nossa preocupação em levar uma matéria de nível e de reconhecimento aos membros e usuários do mercado brasileiro, onde sabemos que a cada dia mais exigentes, correm e buscam informações que podem ser consideradas como base e referência, onde o Fórum OverBR vem se dedicando de maneira singular e única. Seriedade e Honestidade nos testes e Review. Respeitamos muito o Leitor e o brasileiro.

    Sobre a Gigabyte
    A GIGABYTE UNITED INC foi fundada em dezembro de 2006, tendo adotado a marca GIGABYTE TECHNOLOGY CO, que pelos últimos 20 anos tem sido reconhecida mundialmente como líder na manufatura de placas-mãe. Mantendo seu foco em seu core business, a GIGABYTE UNITED INC está comprometida em fornecer valor aos nossos clientes com produtos da mais alta qualidade e serviços com inovação.
    Buscando atender aos desafios da competição no mercado, a GIGABYTE UNITED INC se posiciona na vanguarda tecnológica com times de pesquisa e desenvolvimento e pessoal de vendas e marketing para desenvolver tecnologias que atendam da melhor forma as necessidades da moderna tecnologia digital. Agora e no futuro, a GIGABYTE UNITED INC. vai manter seu espírito e sua cultura única, que fez da GIGABYTE uma das marcas mais respeitadas da indústria.



    Site do Fabricante:
    http://br.giga-byte.com/Products/Mot...ProductID=3024

  2. #2
    Hardware Review Avatar de Xandelly
    Cadastrado em
    Jun 2008
    Posts
    8,807

    Thumbs up Re: [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

    Comentários, dúvidas ou sugestões sobre o review



    http://www.overbr.com.br/forum/revie...00-t32256.html

  3. #3
    Membro Sênior Avatar de deuner
    Cadastrado em
    Jul 2008
    Posts
    1,016

    Re: [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

    Achei a mobo muito boa, tem tudo para ser um sucesso assim como sua irmã mais nova g31.
    Mas estou esperando os testes de overclock ;D
    E5200 2.5@3.4ghz + TX2 | P5K-SE/EPU + pencil mod | 2x2gb kingston value 800@820mhz | XFX 9600GT 650/1625/900 @710/1775/940 | HD Samsung 250 Gb | Generix 450w |

  4. #4
    Membro Sênior Avatar de LeandroJVarini
    Cadastrado em
    Feb 2009
    Posts
    3,080

    Re: [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

    realmente esta mobo veio para substituir aclama g31 que fez e de certo mobo ainda faz sucesso por aqui.

  5. #5
    Moderador Geral Avatar de NoMS
    Cadastrado em
    Jul 2008
    Posts
    1,931

    Re: [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

    Óia só se não é a G31M-S2L "new-generation", legal a plaquinha, usaram a mesma "fórmula" da antecessora e pelo visto deu certo, só falta ver como ela se sai com overclock, se for no minimo "igual" a G31 ta show!
    FX-9590 @ 8246.45 MHz...


    Daily driver: AMD FX-8320 @ 4.7GHz 1.4V (24/7) || Gigabyte GA-990FXA-UD3 || 2x4GB Avexir Core Series 2400 || Palit GTX580 1.5GB || SSD 32GB + HD 1TB + 320GB || Antec Neo Eco 520W || Prolimatech Megahalems Black

  6. #6
    Hardware Review Avatar de Xandelly
    Cadastrado em
    Jun 2008
    Posts
    8,807

    Re: [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

    Citação Postado originalmente por LeandroJVarini Ver Post
    realmente esta mobo veio para substituir aclama g31 que fez e de certo mobo ainda faz sucesso por aqui.
    LEADRO>>> Grande amigão !!! De boa, realmente não sei se realmente está no mesmo nível da G31 não !! Ela ainda apresenta uma série de 'probleminhas' em sua BIOS e alguns ajustes em OC. Vamos aguardar uma nova BIOS para dar nosso aval.

    Citação Postado originalmente por deuner Ver Post
    Achei a mobo muito boa, tem tudo para ser um sucesso assim como sua irmã mais nova g31. Mas estou esperando os testes de overclock ;D
    É DEUNER, realmente falando em OC eu particularmente acho ser bem dificíl lançarem uma nova opção que suba tanto quanto a G31 e pelo mesmo nível de preço e qualidade. Mas, vamos aguardar os resultados.

    Citação Postado originalmente por NoM$_YesLinux Ver Post
    Óia só se não é a G31M-S2L "new-generation", legal a plaquinha, usaram a mesma "fórmula" da antecessora e pelo visto deu certo, só falta ver como ela se sai com overclock, se for no minimo "igual" a G31 ta show!
    GIAN! !! Rapais, a dificuldade em estabilizar acima de determinada faixa de FSB é realmente tremenda, mesmo se travando o PCI acima da casa dos 115Mhz. A placa parece existir algumas limitações, que ainda estamos tentando descobrir o que pode ser.

    Aos demais,


    PRO ALTO E ENTER
    Não encontrou ? Utilize nossa BUSCA
    Membro, leia nossas Regras

    não responderei dúvidas por MP, por favor abra um tópico e utilize nosso Fórum

    A Verdadeira felicidade vem da superação das Dificuldades...

  7. #7
    Membro Junior Avatar de -=deviator=-
    Cadastrado em
    Oct 2009
    Posts
    4

    Re: [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

    Xandelly, primeiramente parabéns pelo review. Estou começando hoje no fórum e já gostaria de esclarecer umas dúvidas.
    Sabe dizer se essa placa tem ajustes de multiplicador, vcore, vdimm e clocks do FSB e memória? Estou em dúvidas entre essa Gigabyte e a Asus P5QPL-AM.

    (Detalhes da placa da Asus em http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=08c0CULpvP1ZM9kT e um mini-review em http://www.google.com.br/url?sa=t&so...2hvfeZlhv98j-g mas o fórum do Anandtech tá off, mas dá para ver a página em cache no google buscando por "p5qpl-am mini-review")

    Pelo mini-review, a placa da Asus tem esses ajustes:
    Voltages:
    Memory 1.36-1.50v in 0.075v increments, 1.50-2.445v in 0.015v increments
    NB Voltage auto/1.125v/1.175v/1.225v/1.275v
    SB 1.5V Voltage 1.5v/1.6v

    FSB 133-800MHz
    Memory multipliers auto/667/800/1066

    Outra dúvida é sobre a GMA x4500. Achei muito bacana vc postar resultados do 3dmark no seu review, mas gostaria de comparar o desempenho dela com as soluções onboard da nVidia (GF9300 ou GF9400) e ATI (HD3200 e 3300). Vc tem alguma comparação aí?

    Ah, e alguma previsão para testes de overclock na bichinha?

    Valeu!
    [AXP-M@2.3GHz (11.5x200) 1.575v]
    [Geil GoldenDragon 1GB DDR400 3-2-2-6]
    [MSI K7N2 Delta-L BiosMOD 5.9]
    [Zogis FX6800XT 300@375MHz 16vs,6ps DDR2-64bit 533@885MHz]
    [XFX FX5600XT 256MB 128-bits]

    [Celeron E1400 @ 2.4GHz (10x240)][G. Skill 2x2GB DDR2 800 5-5-5-15 @ 4-4-4-12 1.8v][Gigabyte GA-G41M-ES2L - BIOS F6][GMA 4500][250GB Samsung SP2514N][30GB Maxtor 6E030L0][DVD-RW LG4163B][PlayTV Pro]


  8. #8
    Membro Junior Avatar de -=deviator=-
    Cadastrado em
    Oct 2009
    Posts
    4

    Icon1 Re: [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

    Após muitas pesquisas, acabei comprando essa Gigabyte GA-G41m-ES2L.
    A placa tem muitas opções para configuração para overclock na BIOS, isso acabou me atraindo. Minha intenção era usar o vídeo onboard pq a maioria dos games q eu jogo é antiga, e para isso o GMA4500 me atendeu quase bem.

    Quanto ao overclock, fiquei 2 dias inteiros para testar os limites. Consegui fazer meu celeron E1400 chegar a 3GHz estável no memTest+, porém ao iniciar o Windows, o máximo que consegui foi 2,4GHz. Infelizmente parece que a GMA 4500 atrapalha o overclock, visto que a maioria dos travamentos que apurei aconteceram durante benchmarks de vídeo ou jogando. :/

    Por falar em benchmark, o máximo que consegui no 3DMark2001 SE foi 7100 pontos, bem abaixo dos 8576 da screenshot postada no review :/

    Um detalhe que observei é o multiplicador para gerar o clock da memória. Na BIOS existem as opções 2.66, 3.33 e 4.00, mas no programa Easy Tune 6 (que vem com a placa mãe), aparece mais um multiplicador 2.00. Mas ao setá-lo, o programa pede para reiniciar... acabei não testando, mas acho q esse multiplicador poderia estar presente na BIOS (a versão que estou usando é F6).

    Apesar de tudo, estou bastante satisfeito com a placa. Mais pra frente é possível que eu compre uma nova placa de vídeo e faça novos testes de overclock, postando aqui os resultados.

    Flw
    [AXP-M@2.3GHz (11.5x200) 1.575v]
    [Geil GoldenDragon 1GB DDR400 3-2-2-6]
    [MSI K7N2 Delta-L BiosMOD 5.9]
    [Zogis FX6800XT 300@375MHz 16vs,6ps DDR2-64bit 533@885MHz]
    [XFX FX5600XT 256MB 128-bits]

    [Celeron E1400 @ 2.4GHz (10x240)][G. Skill 2x2GB DDR2 800 5-5-5-15 @ 4-4-4-12 1.8v][Gigabyte GA-G41M-ES2L - BIOS F6][GMA 4500][250GB Samsung SP2514N][30GB Maxtor 6E030L0][DVD-RW LG4163B][PlayTV Pro]


  9. #9
    Hardware Review Avatar de Xandelly
    Cadastrado em
    Jun 2008
    Posts
    8,807

    Re: [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

    Citação Postado originalmente por -=deviator=- Ver Post
    Após muitas pesquisas, acabei comprando essa Gigabyte GA-G41m-ES2L.
    A placa tem muitas opções para configuração para overclock na BIOS, isso acabou me atraindo. Minha intenção era usar o vídeo onboard pq a maioria dos games q eu jogo é antiga, e para isso o GMA4500 me atendeu quase bem.

    Quanto ao overclock, fiquei 2 dias inteiros para testar os limites. Consegui fazer meu celeron E1400 chegar a 3GHz estável no memTest+, porém ao iniciar o Windows, o máximo que consegui foi 2,4GHz. Infelizmente parece que a GMA 4500 atrapalha o overclock, visto que a maioria dos travamentos que apurei aconteceram durante benchmarks de vídeo ou jogando. :/

    Por falar em benchmark, o máximo que consegui no 3DMark2001 SE foi 7100 pontos, bem abaixo dos 8576 da screenshot postada no review :/

    Um detalhe que observei é o multiplicador para gerar o clock da memória. Na BIOS existem as opções 2.66, 3.33 e 4.00, mas no programa Easy Tune 6 (que vem com a placa mãe), aparece mais um multiplicador 2.00. Mas ao setá-lo, o programa pede para reiniciar... acabei não testando, mas acho q esse multiplicador poderia estar presente na BIOS (a versão que estou usando é F6).

    Apesar de tudo, estou bastante satisfeito com a placa. Mais pra frente é possível que eu compre uma nova placa de vídeo e faça novos testes de overclock, postando aqui os resultados.

    Flw
    Olá grande !! Me perdoe por não te responder antes,acabei vendo o post somente hoje.
    Olha, sobre o score existe grandes diferenças, você está com um celeron e no review foi usado um E8500 a 3.3 Ghz escalando até 5 Ghz. Temos que lembrar que para os benchmarks antigos (2001,2003 e Aquamark) o clock do processador conta muito mais que qq outro fator.

    Fico feliz que tu tenha gostado da placa, quando ela passou por aqui, também ficamos bem satisfeitos com os testes, mesmo tendo suas limitações. Mas também, é uma placa de entrada com esse preço? Não podemos exigir mais...ela já oferece mais que as concorrentes.

    Seguinte, quanto a entrar no SO acima de determinado clock, tente travar o PCI-e em 105/108. Aumente 1 ou 2 incrementos no FSB VTT (Voltage) e um de um tapinha no Vcore. Geralmente as travas quando inicia o SO é a falta de alimentação... Essa plaquinha bem ajustada vai embora....
    QQ coisa, manda ae que a gente vai se falando tá.

    abraços

    ps- quanto as VGAS, em breve quero montar algo real de um mega comparativo de VGAS.
    Não encontrou ? Utilize nossa BUSCA
    Membro, leia nossas Regras

    não responderei dúvidas por MP, por favor abra um tópico e utilize nosso Fórum

    A Verdadeira felicidade vem da superação das Dificuldades...

  10. #10
    Membro Junior Avatar de -=deviator=-
    Cadastrado em
    Oct 2009
    Posts
    4

    Re: [review]GA-G41M-ES2L Gigabyte GMA X4500

    Fala Xandelly,

    Código:
    Seguinte, quanto a entrar no SO acima de determinado clock, tente travar o PCI-e em 105/108.
    Então, normalmente eu travo o PCI-e em 100MHz (nem em Auto eu deixo), pra garantir estabilidade. Será q 105/108Mhz não é muita coisa? Eu lembro q no barramento PCI, qq overzinho era motivo de preocupação hehe

    Código:
    Aumente 1 ou 2 incrementos no FSB VTT (Voltage) e um de um tapinha no Vcore.
    O FSB VTT seria o CPU Termination?

    Fiz um novo teste hoje, com FSB 266MHz e multiplicador 9x (2,4GHz). Ajustei o vdimm pra 1.9v e o Driving Strength Profile pra 1066MHz (ouvi dizer q ajuda a dar estabilidade). O Windows carregou e fiz vááários testes de estabilidade (hyperPI) e rodou bonito, mas na hora do 3dMark, 5 segundos foram o suficiente para travar... :/
    Desconfio q o GMA 4500 esteja limitando o over. Talvez seja até a temperatura no chipset, mas instalar o cooler ali é complicado pq não há encaixe... Eu teria q comprar o kit (dissipador + cooler), mas será que resolveria?

    Código:
    Olá grande !! Me perdoe por não te responder antes,acabei vendo o post somente hoje.
    Dessa vez passa... hehe brincadeira, nem esquente a cabeça

    Abraço
    [AXP-M@2.3GHz (11.5x200) 1.575v]
    [Geil GoldenDragon 1GB DDR400 3-2-2-6]
    [MSI K7N2 Delta-L BiosMOD 5.9]
    [Zogis FX6800XT 300@375MHz 16vs,6ps DDR2-64bit 533@885MHz]
    [XFX FX5600XT 256MB 128-bits]

    [Celeron E1400 @ 2.4GHz (10x240)][G. Skill 2x2GB DDR2 800 5-5-5-15 @ 4-4-4-12 1.8v][Gigabyte GA-G41M-ES2L - BIOS F6][GMA 4500][250GB Samsung SP2514N][30GB Maxtor 6E030L0][DVD-RW LG4163B][PlayTV Pro]


Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Tópicos Similares

  1. [Help-Básico] Overclock Em Placa Mãe Gigabyte GA-G31M-ES2L v2
    Por edy.ribeiro no fórum Overclock Geral
    Respostas: 3
    Último Post: 12-03-13, 16:17 PM
  2. [Review] Gigabyte GA-870A-UD3
    Por NoMS no fórum REVIEW OVERBR®
    Respostas: 17
    Último Post: 17-11-12, 23:23 PM
  3. [E6420 + G41M-ES2L] OC Limitado
    Por Mooks no fórum Overclock Geral
    Respostas: 10
    Último Post: 07-05-10, 21:43 PM
  4. <review> GIGABYTE P35-DS3 rev 2.0 BR
    Por Xandelly no fórum Dicas | Macetes | Tutoriais | User Reviews
    Respostas: 7
    Último Post: 26-09-08, 09:45 AM

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
◮ Topo