Automatic Translations (Powered by Powered by Google):
Afrikaans Albanian Arabic Belarusian Bulgarian Catalan Chinese Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician German Greek Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Korean Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Norwegian Persian Polish Portuguese Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Spanish Swahili Swedish Taiwanese Thai Turkish Ukrainian Vietnamese Welsh Yiddish
+ Responder ao Tópico
Página 1 de 13
1 2 3 11 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 136

Tópico: Perguntas e respostas sobre watercooler.

Visão do Encadeamento

omegafire is on a distinguished road
    Entusiasta Senior

Cadastrado em
    Jun 2008

Perguntas e respostas sobre watercooler.

Amigos, estou inaugurando esse tópico que será fixo com o intuito de copiar para cá sempre as perguntas e respostas mais relevantes sobre watercooler. A idéia é fazer um grande e concentrado banco de dados para facilitar a vida de quem procura informações sobre watercooler, por isso, acho que só fixarei perguntas e respostas que já foram testadas e atestadas. Procurarei ao máximo evitar colocar posts de quem não testou na pratica ou não tem como provar cientificamente o que está dizendo.

Mas para manter tudo em ordem, precisarei da ajuda de vocês. Sempre que vocês verem uma pergunta e uma resposta com alto grau de importância, por favor postem aqui, junto com o nome de quem perguntou e de quem respondeu. Se vocês verem alguma coisa incoerente, mesmo que seja eu quem postou, por favor me avisem que tomarei providencias.

Vocês podem também postar algumas outras mensagens aqui, mas com o tempo elas serão apagadas para manter sempre a organização.

Conto com vocês!

Abração!!!
    Q9400@3200MHz 1.3Vcore WCooled
    Ga-P35-DS3 WCooled
    GF 9800GTX+ WCooled
    4GB OCZ 1066 Reaper HPC @ 1300MHz 2.4Volts (???)
    SevenTeam 750W

2. WAZ

Entusiasta Senior

Cadastrado em
    Jun 2008

Sobre bombas de maquina de lavar

Postado Originalmente por JOka_bc Ver Mensagens
    Ei, preciso dah opiniao de vcs!!

Um desse Block ai soh q maior, serah q serah bom para um Core2 Quad Q6600????
    Oq vcs acham!!?

To afim de faze um Block, mas to sem grana!

MechAragorn respondeu

Peguei o bonde andando, mas parece que só a base do block é de cobre. Se for isso mesmo, você precisa se preocupar mais com a bomba do que com o block em si. Quanto menos massa o block tiver, maior terá de ser a velocidade com que a água circula para poder manter uma boa temperatura. O radiador também é importante, dependendo do nível de overclock, um radiador simples (120mm) pode não ser suficiente ou pode precisar de um fan muito barulhento.

gugle ,colega do forumPCs, escreveu:
    fui ver uma bomba de maquina de lavar, e o cara me disse que ela só empurra a água e não puxa, coisa assim ...
    todas são assim ?

Eu respondi:
    Todas, inclusive as de aquario. Por isso, sempre devem ficar localizadas em um lugar do sistema aonde a água possa chegar até elas por gravidade para poder encher o sistema. Depois de cheio, ela pode ficar aonde você quiser.

Abração!

Postado Originalmente por mariojr

A bomba de maquina de lavar eh melhor que a de aquario??

MechAragorn respondeu
    Não, mas ela tem suas vantagens. A bomba de máquina de lavar é feita para trabalhar in-line, portanto ela é bem vedada e é fácil de refrigerá-la. Um cooler de 60mm é suficiente. Já a de aquário é feita para funcionar submersa, logo são poucas com boa vedação e que possam ser refrigeradas a ar.

Tem também a questão do preço, uma bomba de máquina de lavar custa R$25,00, enquanto uma bomba como a Sarlo Better 2000 custa R$80,00.

Bomba de lava-louças também é uma boa opção, é igual a de lavar roupa, mas tem fluxo bem maior. Também é mais barata que a de aquário, mas não sei precisar o valor.

--------------------------------------------------------------
    gugle do forumPCs escreveu
    humm, certo então, o tamanho da bomba influencia na "potência" dela ? tipo força que ela tem pra mandar água (vazão e coluna)
    ou a maioria das bombas são iguais ?

elas fazem muito ruido ? (comparando com um fan ? ou algo do tipo)[/quote]

Eu respondi
    Não existe uma bomba que seja a ideal. Cada bomba possui características que a faz boa ou ruim dependendo muito do sistema no qual ela será empregada. A potência do motor e principalmente o desenho interno são coisas que modificam completamente a característica de cada bomba.

Bombas com alta vazão geralmente possuem pás curtas e motor bem forte. A bomba de tanquinho ou até mesmo as ViaAqua podem ser encaixadas nessa classe. Elas são boas para sistemas pouco restritivos, pois tem a característica de perder muita vazão caso a restrição do sistema seja muito alta. Devem ser usadas com blocks que possuam pouca superfície de contato e deixem a água correr mais solta, também equipados com mangueiras de 1/2".

As bombas com alta coluna geralmente apresentam uma vazão bem menor pelo mesmo consumo, mas elas perdem menos vazão quando aplicadas a um sistema com grandes restrições. Essas são geralmente as bombas de 12Volts vendidas para watercooler por ai. Se você pretende usar um sistema com mangueiras de 3/8" ou menor, e usar blocks que possuam muitos caminhos por onde a água deve percorrer, é essa a bomba que você deve usar.

Se a bomba estiver boa, mesmo vibrando um pouco elas não fazem ruido absolutamente nenhum. Basta colocar um apoio de borracha nelas que você nem saberá que ela está funcionando.

Esse tópico possui uma explanação completa sobre o assunto, mas requer um pouco de atenção para entender tudo. Vale apena ler.
    Ga-P35-DS3 WCooled
    GF 9800GTX+ WCooled
    SevenTeam 750W

Entusiasta Senior

Cadastrado em
    Jun 2008

Sobre fluidos para o sistema

Citação:
    Postado Originalmente por Talescos Ver Mensagens

As bolhas no tubo podem reduzir a performance?
    É verdade que também há outro tipo de agua que se pode usar?
    Reservatório deve ser de algum material em específico?
    Vlw

MechAragorn respondeu
    Sim, as bolhas de ar reduzem o desempenho, pois a condutividade térmica da água é 23 vezes maior que a do ar, logo quanto mais ar no sistema pior será seu desempenho (muito pior).

Bom, água é uma só (H2O), mas outras substâncias podem ser utilizadas para evitar a corrosão no sistema. O mais utilizado é o monoetilenoglicol, presente em aditivos para radiador de carro. Existem também fluidos especiais para watercooler, alguns deles até com reagente à UV, mas em compensação são bem mais caros que os de carro.

O reservatório pode ser do material de sua preferência, mas se for de metal, tem que ser do mesmo material do block e do radiador para não causar corrosão. Se quiser algo bonito, use um reservatório de acrílico, se quiser algo realmente barato, use plástico mesmo. Durante um tempo eu usei como reservatório um pote de sorvete.

Qualquer outra dúvida é só postar.

Abraços

Postado Originalmente por Talescos Ver Mensagens
    Valeu manow... mais tipo... num tem agua destilada, desionizada, e umas outra lah....

MechAragorn respondeu
    Em teoria, o ideal seria pegar água deionizada e destilada (H2O puro), pois não ocorreria corrosão galvânica. Só que o surgimento de algas não dá para evitar, então teria que colocar aditivos de qualquer forma.

Por experiência própria, posso dizer que água filtrada já é suficiente para o bom funcionamento do sistema. Se estiver inseguro, misture no fluido 10%~15% de aditivo, mas veja a quantidade, pois além de tornar o fluido viscoso, ele é pior condutor térmico que a água, então quanto mais tiver pior será o desempenho.

omegafire respondeu
    Concordo com o Mech.

Usei água filtrada, block de cobre e radiador de aluminio por muito tempo e nunca tive problemas, nem com corrosão nem com a formação de algas. É bom também sempre ficar de olho na cor da água do sistema para saber se está ou não havendo corrosão. Água verde, pode ser alga, mas pode também ser oxido de cobre. Fiquem ligados.
    Ga-P35-DS3 WCooled
    GF 9800GTX+ WCooled
    SevenTeam 750W

Entusiasta Senior

Cadastrado em
    Jun 2008

Sobre radiadores

Citação:

... Minha maior duvida está no radiador automotivo, que modelo vcs recomendam?

MechAragorn respondeu
    O melhor tipo de radiador é o da foto, com tubos achatados e colméia bem aberta. O modelo mais popular para water cooler é o radiador de ar quente de Corsa, marca Delphi. Ele tem as mesmas características do radiador da foto.

Melhor ainda seria um radiador de cobre ao invés de alumínio. O problema é que é difícil achar os modelos de cobre aqui no Brasil. De qualquer forma, os modelos de alumínio também oferecem ótimo desempenho.

Abraços

Cara desculpa a pergunta, mas coifa é o fan pra por nele?? se for eu pensei em encontar algum fan mais forte e que cubra todo ele.. como ele tem as laminas bem proximas uma da outra.. vou por um empurrando o ar e outro sugando o ar do outro lado dele.. Coloquei um fan de 120mm apenas para testar e soh de o ar correr as laminas ficaram muito geladas. Vai ficar muito bom eu axo. Mas vcs entendem bem mais que eu haha =)

MechAragorn respondeu
    Coifa é uma espécie de "armadura" para o radiador. Ela faz com que o ar siga um único fluxo e não escape pelas laterais. Os modelos da Swiftech que o M@deira postou já possuem coifas. Esses modelos possuem o design ideal, pois têm colméia bem abertas e coifas embutidas, reduzindo o refluxo de ar. Assim, é possível ter bom desempenho mesmo com fans de rotação mediana.

Eu recomendaria uma coifa para o seu radiador. Sem ela, você precisará de um fan de rotação muito alta para conseguir um desempenho aceitável.
    Ga-P35-DS3 WCooled
    GF 9800GTX+ WCooled
    SevenTeam 750W

Entusiasta Senior

Cadastrado em
    Jun 2008

Sobre vedação

Muito bom mesmo, outra pergunta.. com oq é costume fazer o lacre para nao vazar o fluido nas conexões, pq acredito que como sendo um sistema adaptado apenas apertando a mangueira iria vazar muito...

omegafire respondeu
    A melhor maneira de não haver possibilidade de vazamento nas conexões é simplesmente usando mangueiras de silicone. Essas se moldam perfeitamente ao espigão, evitando qualquer tipo de micro vazamento. Se o sistema possui uma pressão muito grande, basta usar uma braçadeira de plastico para ajudar.

Eu já usei muito mangueiras do tipo cristal... mas me arrependo. O custo da mangueira de silicone é recompensado pela certeza do não vazamento dentro do case. As mangueiras cristal tendem a deformar com o tempo, e podem vir a vazar de uma hora para outra. Eu desaconselho totalmente.
    Ga-P35-DS3 WCooled
    GF 9800GTX+ WCooled
    SevenTeam 750W

Entusiasta Senior

Cadastrado em
    Jun 2008

Sobre blocks para CPU

Muito bom esse topico sobre block. Vou tentar fazer o meu tbm, mas vai uma duvida:
    O bloco de cobre, melhor ele mais fino certo? para transferir o calor mais rapidamente até a agua..

omegafire respondeu
    100% correto.
    Ga-P35-DS3 WCooled
    GF 9800GTX+ WCooled
    SevenTeam 750W

RCCOELHO is on a distinguished road Avatar de RCCOELHO
    Entusiasta

Cadastrado em
    Aug 2009

Re: Sobre bombas de maquina de lavar

tenho uma duvida, como faz a ligação eletrica da bomba de tanquinho?

deuner is on a distinguished road Avatar de deuner
    Entusiasta

Cadastrado em
    Jul 2008

Re: Perguntas e respostas sobre watercooler.

Quer liga na tomada residencial (110-220V) ou na fonte do pc?
    Se for na fonte da uma pesquisada no google "bomba maquina de lavar com relé"
    E5200 2.5@3.4ghz + TX2 | P5K-SE/EPU + pencil mod | kingston 2gb value ram 800@820mhz | XFX 9600GT 650/1625/900 @710/1775/940 | HD Samsung 250 Gb | Generix 350w |

marascalol is on a distinguished road Avatar de marascalol
    Entusiasta

Cadastrado em
    Jan 2010

Keria saber quando eu uso uma mangueira Swiftech 7/16" ID q fittings posso uzar????
    Core i7 860 2.8 watercooler//DP55WB//2xSeaGate 500gb raid0//ati 4870 512watercooler//fonte 620w reais corsair//

lucas-10 is on a distinguished road Avatar de lucas-10
    Parceiro

Cadastrado em
    Jul 2008

Citação Postado originalmente por marascalol Ver Post
    Keria saber quando eu uso uma mangueira Swiftech 7/16" ID q fittings posso uzar????
    Pode usar fittings para mangueira de 1/2".

[]'s
    WWW.WATERCOOLING.COM.BR
    Tudo para o seu Water Cooler

+ Responder ao Tópico

Tópicos Similares

1. Perguntas e respostas sobre vídeos no PC
    Por Mundo Tecnológico no fórum Notícias
    Respostas: 0
    Último Post: 24-06-09, 12:10
  2. Respostas: 0
    Último Post: 20-06-09, 12:30
  3. Respostas: 0
    Último Post: 20-06-09, 12:10
  4. Perguntas e respostas sobre o vinil
    Por Mundo Tecnológico no fórum Notícias
    Respostas: 0
    Último Post: 15-05-09, 12:00
  5. Respostas: 0
    Último Post: 14-05-09, 08:12

Visitantes chegaram nesta página utilizando as seguintes palavras :

1

14

32

fazer overclock placa mãe asus p5kpl sequal a importancia do Water coolertutorial como consertar a bomba maquina de lavarפתיחת הרש×ות 4.0.2 3Gqual o melhor liquido para ser usado no watercooler agua destilado ou oleo vegetalperguntas e resposta de refrigeraçãobombinhas de aquario ou maq lavar louca

Permissões de Postagem